4/13/2025

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Papo de DESIGNER >>> com Danielle Simões


DESCULPAMOS AS FALHAS MORFOLÓGICAS, GRÁFICAS E SINTÁTICAS, MAS ESTAMOS REPOSTANDO ESSA MATÉRIA COM OS DEVIDOS ERROS CORRIGIDOS.



"Chega dias de segunda e quarta
feira... a turma de comunicação visual [tarde] ganha um talento e um charme especial: são as aula da designer Danielle Simões que ensina Introdução ao Planejamento Visual. Ela que cursava enfermagem ,no segundo período mas abandonou a faculdade quando conheceu o curso de Design. Hoje atua nessa área com destaque, para sua paixão de ensinar essa profissão. E ensinando, Dani Simões ganhou a enquete do blog, junto com o professor Marcelo Cruz, como a mais legal professora do primeiro módulo de comunicação visual. Essas e outras informações você vê agora no papo de designer."


Papo de Designer: E aí Dani, o que te motivou a fazer essa mudança tão grande de carreira saindo da enfermagem para o design?

Danielle Simões: Eu optei por enfermagem por ser a área de saúde que eu gostava muito. Gosto de lidar com o público, gosto desse "cuidar". Mas também sempre desenhei, sempre tive o lado criativo bastante aflorado. Em meados do curso de enfermagem conheci o curso de design, que não conhecia na época. Decidi trancar o de enfermagem. Estudei, tentei, passei... O curso de enfermagem está lá ainda, mas não pretendo voltar, design realmente é a minha área.

Papo de Designer: E qual foi a reação dos seus familiares e amigos ao saber da mudança?

Danielle Simões: Bom, lá em casa sempre foi muito aberto. Para minha mãe foi um choque por que enfermagem já tinha emprego certo e design [com o nome “design”] ainda estava começando. Aí o que eu fiz com ela foi um "acordo": ela me mantinha na faculdade, por mais 2 anos [já que era o tempo para concluir o curso de enfermagem], e nesses 2 anos era o tempo para concluir o cruso de design . Dito e feito: metade do curso de design eu já estava trabalhando e ganhando meu dinheiro, e dava pra me virar.

Papo de Designer: Conta para o Papo de Desinger sobre a Dani criança e adolescente?



Danielle Simões: Muito boa. Eu era muito caseira, não saía para a rua por que meu pai não gostava. Ele tinha medo de sequestro , coisas do tipo. Minha infância e adolescência foi em casa, mas foi bastante proveitosa. Minha família é muito unida justamente por causa disso: são 3 irmãos, e nós nunca brigamos. É até estranho, somos muito unidos... O que um faz o outro sabe.

Papo de Designer: Como você se comportava na escola?

Danielle Simões: Há eu sempre a "nerd" da sala [risos], tímida, não gostava de apresentar trabalho! Não gostava de apresentação nenhuma. Sempre tirei as melhores notas, era na minha, porém sempre com as melhores notas.

Papo de Designer: Você se considera , hoje, uma pessoa realizada?

Danielle Simões: Muito, plenamente.

Papo de Designer: Qual o trabalho mais legal que você já fez como designer?

Danielle Simões: Ensinar design [- aos alunos da Etepam??]-[risos], já fiz trabalhos editorias, eu gosto muito de "fazer" livros, mas ensinar é o que me realiza realmente.



Papo de Designer: E qual foi sua reação ao saber que tinha ganho a enquete do blog como uma das melhores professoras do curso de comunicação visual da Etepam?

Danielle Simões: [Risos]Envaidece. É interessante, um reconhecimento. Mostra que a turma está gostando e eu estou indo no caminho certo, mas é muito interessante.[risos]

Papo de Designer:
Qual a trilha sonora perfeita pra sua vida?

Danielle Simões: Nossa [risos] aí complica... acho que aquela música só não lembro o nome
- Dani Simões cantarolando:
“ Ando devagar porque já tive pressa
Levo esse sorriso porque já chorei demais
Hoje me sinto mais forte, mais feliz quem sabe
Só levo a certeza de que muito pouco eu sei
Eu nada sei”
(tocando em frente –Almir Sater)

>>>escute a música


Papo de Designer: Se você pudesse se definir em uma única palavra, qual seria?

Danielle Simões: Me definir... eu acho que perseverança é bem por ai!



Papo de Designer: O que a você diria para as pessoas que estão indecisas em relação a carreira profissional?

Danielle Simões: Que atuem na área antes de desistir. Vão pra um escritório, uma gráfica, façam visitas técnicas... daí dá para identificar se vão qerer ou não, porque realmente sala de aula é diferente da prática, apesar de ser um curso técnico e de trazermos muita prática pra vocês, mas sempre tem coisinhas diferentes, pedidos diferentes, clientes diferentes, púlblicos diferentes, e desistir só depois que conher um pouquinho da prática!

Papo de Designer: E agora professora deixa uma mensagem para o seus alunos de comunicação visual da Etepam?



Danielle Simões: [risos]Nossa,espera um pouco...
É... acho que é assim: vocês são uma turma que passa para a gente que estão muito envolvidos, notamos que uns tem perfil para atuar na área e outros não. Muita gente entrou porque quer apenas um curso técnico, mas para quem quer relamente adentrar nessa área tem que estudar muito. Não ser um designer só de teoria, é estudar muito e continuar seguindo, acho isso muito bom.

Palavras de Danielle Simões para os leitores do CV! Informa:

Experimentar é o caminho. O designer deve ser inquieto, sempre observar, questionar, criar, solucionar.
Outra dica é também fazer muitos contatos e bons trabalhos, claro !

O designer é um negociador de sonhos. Deve ter boa conversa e aptidão para captar os desejos dos clientes
Sucesso a todos!
Dani Simões

-------------------------------
Por
Luana Rito e Mayara Santana
Fotos
Raphael Alex


14 Comentários:

George Gomes disse...

Eu adorei o bate papo com Dani !
Também né, ela é amelhor professora de lá.. Não poderiamos esperar menos .

~PedrOtaviano~ disse...

Realmente!!! PARABÉNS EQUIPE DO PAPO DE DESIGNER!!!

E parabéns daniiiii!!!

luana disse...

GENTE,mil desculpas pelos erros d digitação,enfim... beijinhos!E desde já agradecemos(eu e may) a compreensão.

Dani Simões disse...

Obrigada equipe, adorei a entrevista, o blog e toda iniciativa que vcs tao tendo!

Anonymous disse...

Reconhecer um erro é louvável e de grande admiração de minha parte, porém não acho certo excluir comentários. Ninguém que está no curso é formado em português por tanto erros são comuns e aceitáveis. Quando escrevi o post anterior não foi com a intenção de querer arrumar confusão não, era essa mesma que aconteceu, reescreverem com as correções, pois acredito que da forma que estava só "queimava" nossa futura profissão que já é tão marginalizada.

Parabéns pela iniciativa de reescrever esse post.

ps.: ainda tem erros, mas esses eu não direi, deixarei para vocês descobrirem...


Silvio Monte

~PedrOtaviano~ disse...

Silvio dá proxima tenta ser mais discreto e conversa com as pessoas que escreveram essa post em vez de passar recados...
sério, tenha uma atitude menos infantil e se habilite como verdadeiro profissional...
esperamos sua colaboração...
ah, eu tenho certeza que a exclusão do comentário foi pra evitar a ridicularização daqueles que que se dipuseram a informar e divertir nossa turma... mais respeito da próxima vez, coisa que tem faltado em muito dos nossos colegas de classe!

Anonymous disse...

Estão abertas inscrições para corretores de textos "profissionais" no blog de CV.

Wendell disse...

Seria bom, revisar o conteúdo do blog antes de postá-lo.
Escrever antes no Word, por exemplo...
Ademais, a entevista com Dani, foi legal. =)

Wendell disse...

Ah, e não achei a atitude de Sílvio, infantil, e/ou desrespeitosa..
[/SemConfusão (y)

Anonymous disse...

como Lu já disse eu reafirmo,to pedindo desculpas,pelos erros,a pressa para essa primeira pulblicação,nos levou a isso...
agora o que me deixa,um pouco pensativa é a capacidade das pessoas,de apontar os erros,e ignorar os acertos,mesmo com os erros ortográficos sintáticos etc e tal,sinceramente acho que isso não influenciou "tragicamente" nem deturpou a mensagem central da coluna que é informar,diverti e o principal demonstrar o ponto de vista da entrevistada nesse caso a professora Dani que foi muito legal,de se deixar entrevistar pela gente ^^.mas uma vez penso e lamento,por pessoas que mesmo sem necessidade fazem questão de buscar alguma forma de só enxergar os erros[e na verdade não fazem nada mais do que isso]..dispenso comentarios...
e como diria luana
"PIOR"..HEHEHE
---Mayara.

Anonymous disse...

p.s: ainda poderia falar mais coisas, mas essas coisas não direi,deixarei pra vocês
imaginarem .....kkkkkkkkkk

[e de forma especial agradeço ao "editor chefe",seu otaviano henrique pela sua compreensão e paciênicia comigo e com o meu world--heheh]
bju.

Anonymous disse...

--word--
ops!tive que me corrigir
já que aqui não se admitem erros!
Mayara!. ^^

Anonymous disse...

E só pra adiantar para galera
próximo papo de designer com o professor Marcelo Cruz ^^

Comunicação Visual - ETEPAM disse...

Para evitar maiores discussões estamos desativando os comentários deste post, se preferir deixe seu recado no mural atendendo as recomendações do mesmo. Agradecemos cada opinião e esclarecemos que nosso intuito não é formar opiniões é esclarecer opiniões.

Agradecemos a colaboração de todos.
Redação CV! Informa.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO