sexta-feira, 6 de novembro de 2009

CV! Cinema >>> Estreias - Crítica: Distrito 9



ESTREIAS
>>>

- Código de conduta

Sinopse: Clyde Shelton é um dedicado pai de família que testemunha o assassinato de sua esposa e filha. Um dos culpados pelo crime é solto graças a um acordo costurado pelo promotor Nick Rice. Anos depois, o assassino é encontrado morto. Mesmo sem ter provas suficientes, Clyde é preso pelo ocorrido. Seu grande objetivo é denunciar a corrupção no sistema judicial, nem que para tanto ele precise eliminar todos os envolvidos. Só que Nick enfrenta um problema: apesar de estar na cadeia, Clyde aparenta sempre estar um passo a frente de todos.

- O fantasmas de Scrooge

Sinopse: O Natal se aproxima e Ebenezer Scrooge o trata com o desdém habitual. Milionário e muito mesquinho, Ebenezer frequentemente maltrata Bob Cratchit, seu fiel assistente, e Fred, o sobrinho dele. Quando o Natal enfim chega Ebenezer recebe a visita de três fantasmas, do Natal presente, do Natal passado e do Natal futuro. O trio, um de cada vez, leva Ebenezer em uma viagem que o faz mudar sua opinião sobre a data e sua própria vida.

- Jogos Mortais VI

Sinopse: O agente Stratham está morto. O novo responsável por espalhar o legado de Jigsaw é o detetive Hoffman. Quando o FBI chega perto de capturá-lo, Hoffman inicia um novo jogo. É quando o grande plano de Jigsaw é enfim revelado.

- Fama

Sinopse: Jovens artistas se inscrevem na conceituada academia de artes New York City High School of Performing Arts, onde ao longo de quatro anos enfrentam uma série de desafios e testes para que possam mostrar seu talento.

CRÍTICA >>>>

Distrito 9


Uma raça extraterrestre, que aterrou na terra há 20 anos atrás, vive segregada dos humanos numa área degradada chamada District 9 em Joanesburgo, África do Sul.

A Multi-National United (MNU) é a empresa que fica responsável pelo controlo dos alienígenas e pela relocalização da sua população mas tem também outros interesses: tomar posse da biotecnologia dos alienígenas para fabricar um perigoso armamento.

A tensão entre humanos e extraterrestres cresce, sobretudo quando Wikus van de Merwe (Sharlto Copley) um operacional da MNU, contrai um vírus contagioso que modifica o seu DNA. Wikus torna-se no homem mais procurado do mundo sendo obrigado a fugir… e sem casa e sem amigos, só tem um lugar onde se esconder: o Distrito 9.









Esse tom documental nos deixa com a sensação de realidade diante do impossível. Os extraterrestre não são caricaturados como na maioria dos filmes do gênero, mas até são chamados pejorativamente de "camarões", para evidenciar os esteriótipos que fazemos com outras raças. Outro tópico interessante é que a trama se passa em Joanesburgo, na África do Sul, deslocando um pouco o eixo geográfico dos filmes do gênero, que na sua maioria é nas grandes metrópoles. Outro fato importante é que a história começa a se basear a partir da contaminação de um humano, e fica a pergunta no ar: "eles queria atacar os humanos?", que ao decorrer do filme é respondida. Enfim, você que é adpto da ficção científica vai ficar um pouco frustrado, pois os "ET's" que aparecem como plano de fundo ,na realidade, só servem para isso. Afinal, o que se quer revelar nesse filme é que os seres humanos não saberiam viver se soubesse que fazem parte de algo "perigosamente ruim" e da qual eles mesmos se resguardavam. E essa metáfora é tão evidente que se você trocar alieníngenas por outros grupos excluídos surte o mesmo efeito.
Uma ótima opção para quem quiser ver um filme cheio de reviravoltas e de temas humanos e filosóficos.

Bem é isso pessoal. Viva a sétima arte!

---------------
por Pedro Otaviano [reportagem especial]

Seja o primeiro a comentar

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO