terça-feira, 17 de novembro de 2009

Comunique-SE > (Sugestão) Bauhaus: O Centro do Design funcionalista. (PT. 01)


>Nota da Edição<
Seguindo a sugestão de um leitor começamos a falar da vertente do design chamada BAUHAUS!


  • A História (pt 01)

A Staatliches-Bauhaus (literalmente, casa estatal de construção, mais conhecida simplesmente por Bauhaus) foi uma escola de design, artes plásticas e arquitetura de vanguarda que funcionou entre 1919 e 1933 na Alemanha.


A Bauhaus foi uma das maiores e mais importantes expressões do que é chamado Modernismo no design e na arquitetura, sendo uma das primeiras escolas de design do mundo.
A escola foi fundada por Walter Gropius em 25 de abril de 1919, a partir da reunião da Escola do Grão-Duque para Artes Plásticas com a Kunstgewerberschule. A maior parte dos trabalhos feitos pelos alunos nas aulas-oficina foi vendida durante a Segunda Guerra Mundial.


A intenção primária era fazer da Bauhaus uma escola combinada de arquitetura, artesanato, e uma academia de artes, e isso acabou sendo a base de muitos conflitos internos e externos que se passaram ali.
Gropius pressentiu que começava um novo período da história com o fim da Primeira Guerra Mundial e decidiu que a partir daí dever-se-ia criar um novo estilo arquitetônico que refletisse essa nova época.


O seu estilo tanto na arquitetura quanto na criação de bens de consumo primava pela funcionalidade, custo reduzido e orientação para a produção em massa, sem jamais limitar-se apenas a esses objetivos.
O próprio Gropius afirma que antes de um exercício puro do racionalismo funcional, a Bauhaus deveria procurar definir os limites deste enfoque, e através da separação daquilo que é meramente arbitrário do que é essencial e típico, permitir ao espírito criativo construir o novo em cima da base tecnológica já adquirida pela humanidade.



Por essas razões Gropius queria unir novamente os campos da arte e artesanato, criando produtos altamente funcionais e com atributos artísticos. Ele foi o diretor da escola de 1919 a
1928, sendo sucedido por Hannes Meyer e Ludwig Mies van der Rohe.

Na próxima edição do Comunique-se a segunda parte de BAUHAUS.

--------------------
Por Pedro Otaviano

1 Comentário:

LEONARDO CHAVES disse...

EEEEHH!! essa sugestão foi minha!
E eu vou mandar material pra vocês por que quero muito participar do Cvinforma!
Abraço a todos!

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO